Os Bastidores da Alma Hub
Como construímos uma marca com alma e estratégia, do zero.
Qual a primeira coisa que vem à mente quando se fala em "criar uma marca"? Se você pensou em um logo, em cores ou em um nome bonito, você não está sozinho. É o caminho que 99% das pessoas seguem: correr para as ferramentas de design para tentar criar algo que seja visualmente agradável.
Eu sei bem como é esse caminho, porque já bati na trave muitas vezes tentando fazer exatamente isso. A minha vontade inicial era a mesma. Mas, para a Alma Hub, eu sabia que precisava ser diferente. Precisei parar, respirar fundo e começar pela pergunta certa.
CAPÍTULO 1: TUDO COMEÇA COM O "PORQUÊ"
As marcas mais poderosas do mundo não começam pelo "O Quê" elas fazem ou resolvem, mas pelo "Porquê" elas existem. Antes de qualquer traço ou cor, a pergunta não era "qual o nome da minha empresa?", mas sim:
“Qual problema no mundo eu quero ajudar a resolver? Qual é a minha vontade? Qual é a minha crença mais profunda? O que mais eu gosto?”
Responder a essas perguntas é um mergulho naquilo que nos motiva. Foi nesse processo que conectei os três pilares que sustentam o meu trabalho: minhas crenças de mundo, meus aprendizados teóricos e minhas práticas vivenciadas. A união desses pilares me levou à declaração que, hoje, é a missão da Alma Hub:
“A gente acredita que todo negócio nasce de um sonho, de um coração que bate mais forte. Só que às vezes, essa paixão toda fica escondida. Nosso trabalho é ser o parceiro que te ajuda a transformar todo esse sentimento em um design que seja, de verdade, a sua cara no mundo.”
CAPÍTULO 2: FOCO E VOZ
Para Quem Falamos: A Paixão pelo Universo Tech
Com a missão da Alma Hub definida, a próxima pergunta era: 'Quem eu quero ajudar?'. A resposta estava na minha própria jornada. Minha jornada na Engenharia de Controle e Automação me ensinou a amar sistemas complexos, mas minha paixão sempre foi entender o que conecta as pessoas. Foi então que percebi meu verdadeiro papel: ser uma 'tradutora': percebi que eu não precisava escolher entre meus dois mundos.
Meu trabalho, então, é traduzir a genialidade de produtos tecnológicos em marcas que o coração humano consegue entender e amar. Eu percebi que é exatamente essa a ponte que falta para muitos fundadores de startups: eles têm uma solução incrível, mas lutam para criar uma conexão emocional com seu público, para transformar linhas de código em uma história que cative.
É por isso que a Alma Hub nasceu com um foco claro: ser a parceira estratégica de fundadores de tecnologia. Porque eu não só admiro o seu trabalho; eu entendo a sua estrutura e falo a sua língua.
Nossa Personalidade: A Alma do Criador
Toda marca forte tem uma personalidade clara, um jeito de ser. A da Alma Hub é a do Criador.
O que isso significa? Somos movidos pela inovação, pela vontade de construir algo funcional e bonito. Significa que temos um profundo respeito pelo trabalho bem feito e pela autenticidade. É a mesma energia que move um engenheiro ou um fundador a aperfeiçoar seus projetos.
É essa a energia que trazemos para cada interação: uma parceria para construir algo que não só funcione perfeitamente, mas que também seja interessante.
CAPÍTULO 3: O DESAFIO CRIATIVO
A maior dificuldade após decidir o público-alvo e o porquê da marca foi unir, em um único nome, dois mundos que parecem não conversar: a tecnologia e a paixão criativa. A solução parecia ter aparecido: Alma Hub. Um lugar onde a "Alma" — com toda a sua paixão e a personalização da ideia — encontra o "Hub": o espaço estratégico e tecnológico onde as ideias são desenvolvidas.
Com o nome 'Alma Hub' decidido, eu senti que tudo se encaixava perfeitamente. Fui com confiança para o site de registro de domínios, pronta para oficializar o nascimento da marca.
Digitei almahub.com
e... indisponível.
Foi um balde de água fria. Aquele sentimento de 'e agora?' que todo fundador conhece bem. Mas o trabalho de um criador é encontrar soluções. Explorei as extensões de tecnologia, como o .io
, mas o custo era muito elevado. Testei outras variações, pensei em nomes mais longos, mas senti que poderiam dificultar a comunicação.
Foi essa limitação que me forçou a pensar fora da caixa. E se o nome pudesse ser mais do que 'Alma Hub'? Foi aí que a solução final apareceu: almahubid.com
A sigla ID era perfeita. Era o ID de Identidade, a essência única de cada marca. E era o ID de Ideia, o ponto de partida inovador de cada startup.
No fim, a porta fechada me forçou a encontrar uma porta muito mais interessante, com uma placa que dizia exatamente o que a Alma Hub se propõe a fazer.
CAPÍTULO 4: DANDO UM ROSTO À ALMA
Com a missão, o público e a personalidade definidos, chegou a parte mais esperada do processo: criar a identidade visual. Cada cor e cada fonte da Alma Hub foi escolhida não por gosto pessoal, mas por estratégia, para contar a mesma história que definimos desde o início.
Nossa paleta de cores
Eu, Livia, gosto mesmo é de laranja e cores vibrantes, mas o Roxo, a cor principal da Alma Hub foi escolhida representando a criatividade, a imaginação e a inovação – tudo a ver com a identidade que queremos trazer. Para trazer sofisticação e garantir uma leitura confortável, usamos o Grafite para textos e o Cinza Claro como um respiro.
Mas, como você deve ter notado, há um toque de Coral. Essa é a 'voz da Livia', a fundadora. É a cor da ousadia, da paixão e da energia, usada para destacar insights e conversas, tornando a nossa comunicação mais humana e representando a voz por trás da marca.
Nossa Tipografia
Para as fontes, buscamos um equilíbrio perfeito. A Montserrat, usada nos títulos, é uma fonte geométrica e moderna, que transmite a sofisticação e a clareza do lado 'Hub' da nossa marca. Para os textos corridos, escolhemos a Nunito. Com suas formas mais arredondadas, ela traz uma sensação de acolhimento e humanidade, o lado 'Alma'. Juntas, elas criam uma voz visual que é ao mesmo tempo profissional e próxima.
Nosso Símbolo
E, por fim, nosso logo. O símbolo que lembra o infinito representa o processo contínuo de criação, onde o traço fluido da 'Alma' encontra os pontos de conexão do 'Hub'. Ele é o resumo visual de toda a nossa missão: unir estratégia e paixão para construir marcas inesquecíveis.